Dr. Hildebrando Sabato presente no Primeiro Congresso Mundial de Acupuntura Médica, no México

blog-image
Dr. Hildebrando Sabato, um dos principais professores de acupuntura no curso da CTD Ensino, foi um dos palestrantes do Primeiro Congresso Mundial de Acupuntura Médica, que aconteceu entre os dias 02 e 04 de Junho, no México. O evento reuniu, ainda, grandes nomes da área, com o objetivo de promover a formação adequada de médicos acupunturistas, estimular a criação de currículos nessa disciplina médica e fortalecer o trabalho sindical das redes de acupunturistas em todo o mundo, gerando um espaço de reflexão e de fórum acadêmico permanente sobre contextos de pesquisa clínica e básica em que a acupuntura é exercida.
leia mais

Acupuntura muda percepção e processamento da dor no cérebro

blog-image
Em mais um estudo que procura determinar a eficácia da acupuntura, pesquisadores alemães usaram exames de ressonância magnética funcional (fMRI) para monitorar o cérebro dos pacientes durante o tratamento. Foram capturadas imagens do cérebro enquanto os voluntários recebiam estímulos dolorosos - uma parte deles recebendo o tratamento de acupuntura e outra parte não. Os resultados indicam a eficácia da acupuntura contra a dor, não apenas de um ponto de vista psicológico, mediante relatos, mas detectando diretamente as sensações de dor registradas no cérebro.
leia mais
Por OUTROS, 29.MARÇO.2017 | Postado em Dor 0 comentário(s)

Pesquisadores norte-americanos apontam dados alarmantes sobre uso de opiáceos nos Estados Unidos, enquanto, no Brasil, especialista considera que prescrição ainda é restrita

blog-image
No mesmo documento, o Ministério da Saúde assinala que estimativas sugerem que a dor não oncológica representa 60% a 70% dos casos de dor crônica. "Para estes pacientes, porém, o tratamento com opiáceos deve ser bastante criterioso e, geralmente, deve ser reservado aos casos rebeldes aos tratamentos convencionais. Assim, estima-se que cerca de 10% dos pacientes com dor crônica têm indicação de tratamento por opiáceos", diz o documento.
leia mais

Estimativas da SBED indicam que 60 milhões de brasileiros sofrem com a dor, em Salvador chega a 41%

blog-image
É horrível sentir dor e quando ela dura mais de três meses é pior ainda. Este é o principal sinal de dor crônica, condição que atinge 30% da população global, como afirma a Organização Mundial de Saúde (OMS). Há casos nos quais incomoda tanto, que descaracteriza o que o paciente sente e, por isso, deve ser prevenida, gerenciada e cuidada por um especialista.
leia mais
Por OUTROS, 25.AGOSTO.2016 | Postado em Dor 0 comentário(s)

Dores crônicas afetam um terço da população mundial

blog-image
Segundo o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, ao menos 27 milhões de brasileiros sentem dores na coluna. Entre as causas que tornam essas dores tão frequentes, estão: sedentarismo, obesidade e má postura. Pesquisas feitas pela OMS afirmam que 80% da população mundial sofrerá, ao menos uma vez, de dor nas costas, mas é importante saber diferenciar a dor aguda da dor crônica.
leia mais
Por OUTROS, 10.AGOSTO.2016 | Postado em Dor 0 comentário(s)

Tratamento de dor lombar é tema de novo fascículo de publicação da OPAS/OMS

blog-image
A representação da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil e a pesquisadora Lenita Wannmacher lançaram o nono fascículo da série “Uso Racional de Medicamentos: fundamentação em condutas terapêuticas e nos macroprocessos da Assistência Farmacêutica”, com o tema “Dor lombar: como tratar”.
leia mais