Especialização Lato Sensu Gênero, Sexualidade e Saúde Mental



OBJETIVO(S) DO CURSO
Formar especialistas capazes de atuar de forma crítica, ética e interdisciplinar nas interfaces entre gênero, sexualidade e saúde mental, promovendo práticas inclusivas, humanizadas e comprometidas com os direitos humanos.


PÚBLICO-ALVO
Graduados em Psicologia, Medicina, Enfermagem, Serviço Social, Pedagogia, Direito, Ciências Sociais, Educação Física e demais áreas da saúde, humanas e sociais que tenham interesse em aprofundar conhecimentos e práticas sobre gênero, sexualidade e saúde mental.


CARGA HORÁRIA
630h


HORÁRIO DE AULA
Mensalmente : Sexta(19h às 22h) e Sábado (8h às 17h)


FORMATO
Hibrido (Presencial e Online)


CONTEÚDOS ABORDADOS
Fundamentos históricos e conceituais de gênero e sexualidade
Direitos sexuais, reprodutivos e direitos humanos
Determinantes sociais da saúde mental
Suicídio, automutilação e sofrimento psíquico
Sexualidades, saúde sexual e reprodutiva
Psicopatologia e saúde mental
Psicologia afirmativa LGBTQIA+
Abordagens psicoterapêuticos e equipe multiprofissional
Políticas de saúde e diversidade
Atenção psicossocial e redes de cuidados
Oficina de intervenção comunitária
Projeto aplicado de monografia


DIFERENCIAIS PARA A FORMAÇÃO
Esse curso se apresenta como um diferencial para os profissionais por possibilitar uma compreensão crítica e atualizada acerca das relações entre gênero, sexualidade e saúde mental ao oferecer embasamento teórico e prático, ampliar a capacidade de atuação ética e inclusiva, favorecendo o acolhimento da diversidade e a promoção da saúde integral.
Dessa forma, o profissional se qualifica não apenas para responder às exigências do mercado de trabalho, mas também para contribuir na construção de práticas mais humanizadas, sensíveis às especificidades de cada sujeito e alinhadas aos debates contemporâneos sobre direitos humanos e equidade.



COORDENAÇÃO DO CURSO


Dr. Durval Campos Kraychete
Cremeb:10486


Doutor em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia-UFBA (2004) e Mestre em Cirurgia e Experimentação pela Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP (1993). Concluiu a Residência Médica em Anestesiologia pela UNIFESP (1989), a Especialização em Clínica de Dor pela UNIFESP (1991) e pelo Servicio de Anestesiologia-Reanimacion y Terapeutica del Dolor del Hospital Clinico San Carlos, de la Universidad Complutense de Madrid (1997), e a graduação em Medicina pela UFBA (1986). Foi Editor chefe da Revista Dor (2016-2019) atualmente denominada Brazilian Journal of Pain (desde 2018). É membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Anestesiologia (desde 2004), da Revista Brasileira de Reumatologia, (desde 2005). Foi Coordenador do Ambulatório de Dor do Hospital Aristides Maltez (2005-2018). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Anestesiologia e Cirurgia DA UFBA (desde 1992). Coordena o Ambulatório de Dor DA UFBA (desde 1997). Foi Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Clínica de Dor, DA Universidade Salvador-UNIFACS (1998-2007). Diretor Científico DA Sociedade Brasileira para o Estudo DA Dor-SBED (biênio 2012-2011), Vice-Presidente (biênio 2014-2013) e eleito Presidente (2015). Tem experiência na área de Medicina, atuando principalmente em: dor aguda e crônica, acupuntura e anestesia regional. 
 



GARANTA A SUA VAGA!

Faça sua matrícula